-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 8000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maxime Delvaux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Hertogensite está localizado no limite do centro medieval de Leuven, uma importante cidade universitária próxima a Bruxelas. O projeto faz parte de um plano diretor para a reurbanização de um antigo campus hospitalar que anteriormente dividia o oeste da cidade do centro e, como tal, contribuirá para a abertura do local e sua reintegração com o entorno. Situado em um terreno estreito entre um fragmento da muralha medieval e um braço do rio Dijle, o empreendimento é único, já que combina várias tipologias residenciais: uma torre de 14 andares, nove casas geminadas e um pequeno bloco de apartamentos, unindo-os em um único volume.
O projeto reúne essas três tipologias em um todo coerente, encontrando uma linguagem arquitetônica consistente ao longo de todo o edifício, definida pelo tamanho de uma unidade habitacional e pelo uso consistente do revestimento de tijolo na cor cinza. As casas geminadas e os apartamentos se destacam no projeto, enfatizando seu caráter individual. Na torre, cada unidade é expressa por meio do espelhamento das varandas dos apartamentos de um andar para o outro. O resultado é uma forma escultural forte que também responde ao seu entorno de maneira fundamental. Enquanto a torre tem vista para um parque público ao norte, as casas geminadas e o edifício de apartamentos definem uma rua que corre paralela à muralha histórica da cidade. Dada sua localização central dentro do plano diretor, a torre se tornará um símbolo deste novo bairro, ocupando seu lugar no horizonte de Leuven.
A torre possui dois apartamentos por andar e é coroada por um ático. Os andares inferiores têm uma conexão próxima com o novo parque, enquanto os andares superiores oferecem vistas do centro de Leuven. Grandes varandas, esculpidas na torre, aproveitam essas vistas enquanto são posicionadas para respeitar a privacidade das casas geminadas ao sul. As casas geminadas, por sua vez, apresentam três andares na parte frontal do terreno e quatro andares na parte de trás. Cada uma possui um jardim que leva a um braço do rio Dijle. O edifício residencial de quatro andares contém apartamentos menores para aluguel e desempenha uma função de transição, conectando as casas geminadas a um edifício existente, integrando ainda mais o novo empreendimento ao bairro.